top of page

O que é o survey?

Nota introdutória:

Este texto consiste num reblog da publicação feita por Benevides (2017), com algumas adaptações.

 

Enquanto lia os textos do módulo 2 deparei-me com uma palavra que já tinha ouvido algumas vezes neste mestrado e, inclusive, noutras situações, refiro-me à palavra "survey". Inicialmente achava que era sinónimo de questionário, mas ao aprofundá-la apercebi-me que o questionário é um dos tipos de survey. Este método está diretamente ligado a uma pesquisa quantitativa e analisa dados recolhidos de uma forma pré-determinada. Fiquei surpresa em saber que foi inventado por egípcios e que Marx em 1880 fez uso desse método quando distribuiu 25.000 questionários a fim de quantificar a exploração realizada pelos patrões aos trabalhadores. Mas foram os americanos que sistematizaram o método. Este passou a ser amplamente utilizado para auxiliar o marketing. O survey tem como objetivo a exploração, a descrição e a explicação. Fala ainda sobre amostragem que pode ser probabilística ou não probabilística. Os instrumentos de coleta podem ser o questionário e a entrevista.

Para mais informações/aprofundar conhecimentos sobre este tipo de questionário cf. "Saber mais" no final desta publicação.

Referência

Benevides, M. (2017, dezembro 31). O que é survey?. [Post em blog]. Disponível em https://mbenevides2.wixsite.com/apametinvestiga/single-post/2017/12/31/O-que-%C3%A9-Survey.

Saber mais

Macedo, J. B., & Franco, K. C. M. (2013). A pesquisa do tipo survey. Presented at Seminário Teórico-metodológico II, São Paulo, Brasil. Disponível em https://pt.slideshare.net/JeffersonBaptistaMac/a-pesquisa-do-tipo-survey?from_action=save.

Esta publicação deve ser referenciada assim:

Benevides, M. (2017, dezembro 31). O que é survey?. [Post em blog]. Disponível em https://mbenevides2.wixsite.com/apametinvestiga/single-post/2017/12/31/O-que-%C3%A9-Survey.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page