January 25, 2018

January 17, 2018

December 29, 2017

December 29, 2017

Please reload

Posts Recentes

     A Unidade Curricular (UC) de Metodologia de Investigação I é parte integrante do conjunto de disciplinas obrigatórias do Mestrado em Ed...

Reflexão pessoal crítica

January 26, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Mendeley

December 29, 2017

     O Mendeley é um software desenvolvido pela Elsevier, originalmente desenhado para gerir e partilhar documentos, localizar informação científica e colaborar online. Esta aplicação está disponível no desktop (ambiente de trabalho) – Mendeley Desktop e na Web – Medeley Web, através da qual se acede a uma rede social para investigadores (Duarte, 2012).

     Através desta aplicação torna-se possível a colaboração entre investidores (online) e a permanente atualização em relação à área de investigação do nosso interesse (ibidem).

     O Mendeley possibilita a recolha de referências bibliográficas diretamente da fonte de informação (bases de dados bibliográficas, Google Scholar, entre outras) e de PDFs, armazenados no computador. Permite ainda a importação de referências de outros gestores bibliográficos, tais como o End Note e o Zotero. A função de sincronização consiste numa mais-valia, na medida em que permite a sincronizar as referências do Mendeley Desktop para o Mendeley Web. Esta aplicação integra-se com processadores de texto, Word, OpenOffice, etc. (cf. "Referência" caso pretendam esclarecer eventuais dúvidas de instalação da aplicação e sua integração com o Word) (Duarte, 2012).

     Esta ferramenta foi-me útil, na medida em que permitiu-me organizar os textos que considerei relevantes em cada módulo, para além de me permitir colocar as referências dos textos conforme as Normas APA de forma automática na elaboração das sínteses no Word para então depois publicá-las no Ambiente Pessoal de Aprendizagem (APA).

 Figura 1: Utilização do Mendeley - Documentos selecionados para aprofundar os conteúdos do Módulo 3.

 

Referência

Duarte, M. R. (2012). Competências em informação. Mendeley. Saber utilizar a informação de forma ética. [pdf]. Disponível em https://www.biblioteca.fct.unl.pt/sites/www.biblioteca.fct.unl.pt/files/documents/pdf/formacao/Tutorial%20Mendeley.pdf.

 

Esta publicação deve ser referenciada assim:

Pereira, F. (2017, dezembro 29). Mendeley. [Post em blog]. Disponível em https://fabriciopereiraieul.wixsite.com/omeuapa/single-post/2017/12/29/Mendeley.

Share on Facebook
Please reload